segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A Casa 2 - O que é importante para nossa segurança?

Casa 2
Associada ao signo de Touro
Casa natural de Vênus.
Princípio: Primeira casa do Elemento Terra do Horóscopo
Conceito Geral: Recursos Pessoais
Conceitos Localizados: Posses, dinheiro, crédito, moedas, terras, máquinas, instrumentos de trabalho, talentos naturais, busca de estabilidade, pontos vulneráveis.

     Essa é a primeira casa do elemento terra do horóscopo. Portanto, é ela a nossa primeira abordagem material em relação ao mundo, antes mesmo da percepção racional. Essa casa então dirá respeito ao modo  fundamental como fugimos da instabilidade e procuramos algo sólido e estável no mundo. Esse algo nos agrada, nos atrai. Sentimos-nos com ele como se a vida pudesse parecer calmo, algo retilíneo e constante. Assim, essa casa traça aquilo que nos faz perceber o mundo como um lugar em que somos capazes de andar com alguma segurança. 

       A criança nesta fase está aprendendo a pedir alimento, a sentir prazer oral e aos poucos está aprendendo a se apoiar nas coisas para começar os seus primeiros passos em pé. Ela precisa sentir a solidez da parede e do berço para sabe que é através deles que ela vai se orientar no mundo. 

       De alguma forma bem primordial esta casa é uma casa de orientação no mundo. Na ausência do elemento que ela designa, sentimo-nos originariamente desorientados. O corpo é dado com o ascendente. 

        Mas, as possibilidades do corpo são dadas com a casa 2. As forças latentes do corpo e da mente estão na casa 2.  Por isso, é ela a casa dos talentos natos, das habilidades para ganhar dinheiro. Mas como lidamos com a aquilo que o mundo  oferece a nós na forma de recurso? Como eu me aproprio das coisas? O que está envolvido no ato de se apropriar? A casa 2 mostra tudo isso. 


      

     Então, por ser uma casa de terra, é ela o impacto  ou expressão da casa 1 no mundo. É ela a casa do desejo, pois é associada ao signo do desejo, que é touro. O desejo traça quilo que nos é importante e aquilo que nos é desnecessário. Portanto, é também a casa dos valores. Essa casa traça quilo que nos dá a sensação de estabilidade, de conforto, de segurança, de ''chão''. Por isso, ele descreve o nosso ponto vulnerável, que, uma vez deslocado, nos sentimos como que ''caindo em um precipício''. 







         Enquanto a casa 1 está vinculada ao caráter geral, a casa dois está relacionada não propriamente à estrutura do corpo, mas a sua funcionalidade. É importante aqui entender o corpo de uma forma mais ampla e não meramente no sentido orgânico, isto é, se faz necessário percebê-lo como um conjunto biopsíquico de potência e eficiência.





0 comentários:

Postar um comentário