segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O signo de Áries







         Áries é o primeiro signo de fogo do zodíaco. Por ser o signo que inaugura o horóscopo ele também que ser o primeiro em tudo. A palavra ''Áries'' vem do latim ''aríete'', que era o símbolo usado para derrubar e dar força aos troncos que derrubavam as portas dos castelos no mundo antigo. E é isso que deseja ser o Áries: o primeiro, o pioneiro, o adventício, o que com sua força abre os caminhos, o guerreiro, o que morre por uma causa e etc. O seu animal é o carneiro, que é o símbolo do sacrifício. Por ser um signo cardinal, ele quer deixar sua marca no mundo e está disposto a assumir  a dianteira de batalha de qualquer causa. Ele é tradicionalmente regido por Marte, o deus da guerra, mas também da estratégia. Ele está associado à casa 1 ou o signo ascendente, que é a casa do nascimento.

          Geralmente arianos são identificados por possuírem uma cicatriz na cabeça, um rosto que se avermelha fácil ou um nariz pontudo, como se quisesse simbolizar a lança do guerreiro. Arianos estão à procura de mostrar o seu valor ao mundo, seja no espiritual, no  mental, no emocional ou mesmo no físico. Por isso você verá ariano em jogos, disputas, ou na vanguarda de qualquer empreendimento. Edmund Husserl era ariano e criou um novo modo de pensar a filosofia, chamado fenomenologia. Descartes também era ariano radicalmente instaurou na filosofia o problema da relação sujeito e objeto. Hitler era ariano e com o seu entusiasmo ao falar daquilo que acreditava fazia as pessoas acreditarem também.

Onde temos Áries em nosso mapa denota o lugar onde queremos direcionar a energia afim de nos destacarmos.

Na casa 1, significa que essa é a nossa própria postura principal de vida. Valorizamos então o mérito e tudo o que seja difícil e o complexo nos atrai.

Na casa 2, nós queremos direcionar nossos recursos e sacrificá-los em prol de uma causa que nos inflame. É típico de quem tem o ascendente em peixes, que acaba doando parte de seus recursos para o templo ou causa que ele acredita.

Na casa 3, significa que nós queremos nos destacar nos estudos ou tendemos a focar nossa energia para acumular conhecimentos que nos interessem e com isso estar adiante das pessoas no que diz respeito aquele conhecimento em particular. Típico de quem tem aquário no ascendente.

Na casa 4, significa que direcionamos nossa energia para construirmos um lugar onde possamos viver nossa intimidade. Isso pode ser tanto literal como psíquico. A energia é direcionada para atividades solitárias ou que possam criar um campo de energia auto-acolhedora, onde só é permitido entrar os íntimos. Isso é típico do ascendente em Capricórnio.

Na casa 5, significa que a energia é direcionada para a autoexpressão ou para processos criativos, onde o indivíduo possa se sentir como que estendendo sua identidade no mundo. O foco da atenção aqui é a própria liberação da energia. E isso pode ser no sexo, como também nas artes ou mesmo nas diversões,  o que pode ser buscado de forma exagerada. O indivíduo é inventivo e tende a querer ser o primeiro a criar algo a partir de si mesmo e que leve seu nome mundo a fora. Típico de quem tem o ascendente em Sagitário.

Na casa 6, significa que o trabalho é uma forma de se destacar e também que nossa energia é direcionada para ser reconhecido pelo serviço que nós prestamos.  O indivíduo dá o melhor de si mesmo como no trabalho para compensar sua dificuldade em se expressar a partir de sua identidade pessoal. Pois, como deve ter um signo de água no ascendente, sua expressão é sempre oblíqua e indireta, nunca deixando a entender de primeira o que ele realmente quer. Por isso ele tenta ''dizer a si mesmo'' através dos objetos, isto é, direcionando energia no trabalho. Típico do ascendente em escorpião.

Na casa 7, significa que procuramos nos destacar nas parcerias e no convívio social através de nossos gestos e valores. Nós então concentramos energia nos relacionamentos, sejam eles de índole afetiva ou não. Procuramos no outro uma causa para vivermos a dois ou, o que é às vezes ainda mais exagerado, fazemos do outro a nossa causa. Aqui, é nos relacionamentos que encontramos nossa própria afirmação. Isso é típico de quem tem libra no ascendente.

Na casa 8, significa que nossa energia é direcionada para conhecermos a intimidade das coisas ou das pessoas. Aqui queremos ir além das aparências, e então concentramos nossa energia afim de nos destacarmos como alguém que conhece os bastidores. Porém, tendemos também a vivenciar a intimidade compartilhada, isto é, a sexualidade, como também algo a ser sacrificado. Em outras palavras: o sexo pode ser vivido por uma causa ou, o que pode ser mais intenso, o sexo pode ser ele mesmo a causa a ser buscada com todas as forças. Como é necessário ter o signo de virgem ascendente para ter tal configuração podemos nos remeter ao mito de Hefesto que cai do olimpo como uma representação psicológica de alguém que se sente à parte do ''paraíso'' e por isso com todas as suas forças tenta recuperá-lo. Por isso o Áries, representando a força, está na casa do sexo e ao mesmo tempo da morte simbólica.

Na casa 9, significa que a crença e os ideais são vividos como uma causa a ser abraçada quase que cegamente. O indivíduo tende a concentrar suas energias em suas aspirações metafísicas, especulativas ou religiosas. Sua crença pode ser motivo de disputas se ridicularizada, e a pessoa passa a ser um defensor de suas ideias. Isso é típico de quem tem o ascendente em Leão. O perigoso disso é apenas o possível dogmatismo, fanatismo ou intolerância. Mas o interessante dessa configuração é a alta devoção a um ideal, que pode ser aproveitada na senda esotérica como uma força para  as provas típicas do discipulado.

Na casa 10, significa que nossa energia é direcionada para o ''trabalho que nos faz'' (diferentemente da casa 6, que é o ''trabalho que fazemos''), pois o mundo, com todas as suas regras rígidas e frieza, é um desafio a ser vencido. Não se demora a ver que essa é exatamente a posição de quem possui o ascendente no introspectivo signo de câncer. Por a cabeça fora de casa e enfrentar a vida é um desafio, e, uma vez iniciado o processo, deve-se realizá-lo com concentração de energia.  Por isso que se diz que que os signos de câncer têm um lado caseiro mas também têm um lado mundano, de quem gosta de estar no mundo e percorrê-lo também, pois  a Lua, regente de câncer, também representa o público. Com Áries nesta posição a pessoa prefere buscar uma função que lhe dê alguma autonomia e liberdade de atuação.

Na casa 11, significa que os amigos são a causa que o inspira a lutar. Esse posicionamento valoriza bastante as amizades e para ele a amizade é algo a ser conquistado e honrado. Os conhecidos são muitos, mas os amigos são aqueles que deram prova de valor de suas amizades. Também é alguém que direciona sua energia para lutar por questões de natureza coletiva ou que dizem respeito ao futuro da sociedade. São esses o posicionamento dos sindicalistas, dos reformistas e dos grupos que lutam pela maioria pobre. É fácil ver que esse posicionamento é típico de quem possui o signo ascendente em gêmeos.


Na casa 12, significa que o indivíduo possui dificuldades em lutar por si próprio ou de enfrentar a vida por si. Por isso, esse indivíduo tende a depositar mais confiança no outro do que em si mesmo. A casa 12 é a casa mais obscura do mapa, e um dos seus significados tradicionais é o karma. Logo, podemos presumir que a energia concentrada para um foco, a iniciativa e autonomia pessoal são fatores bloqueados ou difíceis de serem efetivados porque isso faz parte do karma pessoal do indivíduo, que não utilizou isso para fins altruístas em outra vida. A casa 12 também é a casa do karma racial, e, através desse significados podemos dizer que o indivíduo veio para recuperar o sentido arquetípico do guerreiro e assim atualizar o karma de sua raça.  Não é difícil, porém, ver que esse posicionamento é típico do ''pacato'' signo de touro




0 comentários:

Postar um comentário