quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A Casa Ascendente ou a Casa 1

                                                                

Princípio: primeira casa do Elemento Fogo do Horóscopo
Conceito Geral: Expressão Primeira
Conceitos Localizados: Personalidade, aparência, corpo físico, tendências do caráter, nascimento, primeiras abordagens, mecanismo de sobrevivência, saúde de nascença, ponto de vista geral sobre o mundo,  modelo de comportamento, modelo de ação (mas esses modelos não são modelos ideais e sim ''dados'' já ao indivíduo e através do qual ele age no mundo), projeto de vida, o ''como'' do propósito do signo solar.


     Essa casa é a primeira casa de fogo do horóscopo. Portanto, designa nossa manifestação primária, nosso desafio fundamental, nossa direção nesta vida. A casa 1 do mapa possui significados amplos. É uma das casas mais importantes do mapa. Da rede de significados desta casa, podemos dizer que se trata de: Identidade em ação, senso de individualidade, aparência, corpo físico, maneira característica como o ser humano enfrenta o seu mundo circundante, a arma fundamental pelo qual luta ou se defende, instinto de conservação, pensamentos e sentimentos mais significativos da vida, força expelida para se sobrepor ao caos do mundo, egolatria; é a aparência que pode nos escravizar. ‘‘Fiat Lux’’ significa: faça-se a luz. E é isso mesmo que a casa 1 significa, isto é, o esforço primário de sair do caos para a ordem. Por isso, é o carneiro do sacrifício, é Marte, é o aríete, é a espada que se levanta para lutar no escuro. Podemos dizer que é um ‘‘ser-que-assume-uma-imagem’’ no mundo.

     É mistério do Cristo na encarnado, e da queda do Homem na matéria. É uma representação daquilo pelo qual gostaríamos de ser conhecidos. Por ser uma casa de liberação de energia, é uma casa muito forte, cardinal, e todo  o planeta que ali se encontra irradia com muita ênfase a sua vibração fundamental,  aponto de se fazer visível até no corpo. Como representa o lado visível, representa então a influência da natureza sobre nós. Podemos então ser escravos dessa força ou ser conscientemente o seu senhor. 

       Portanto, em seu aspecto superior, representa o Mago no tarô, ordenando os 4 elementos em uma mesa. Ele saiu do louco, o arcano 0, o caos puro, e se dirige para o seio da mãe natureza representada pela próxima carta, a sacerdotisa. Representa o número 1, o falo, e, portanto, a energia criadora de nós mesmo. É esotericamente o nosso aparelho de trabalho no mundo. O Sol representa o propósito, a missão, enquanto o ascendente mostra o ‘‘como’’ esse propósito seria realizado. Por isso simboliza o método, o caminho, a forma que a luz assume na matéria.  ''Eu Sou (Sol) o Caminho (Ascendente)'', diz o Mestre. ‘‘Façamos o homem a nossa imagem e semelhança’’: é Deus convidando o Homem a construir a ele mesmo. Assim, simboliza nosso veículo do espírito. É, fenomenologicamente falando, nosso ‘‘ser-nome’’, inautêntico, genérico, decodificado, categorizado e encaixado numa rede de sentido dada pelo mundo. É nosso ‘‘carimbo’’ do mundo.




0 comentários:

Postar um comentário